O equilíbrio de histórias :: O poder de sermos mais semelhantes

Uma história é apenas uma história, um lado de um todo. Quando ouvimos, lemos ou até quando contamos uma história muito provavelmente ela terá a um abordagem plana sobre o assunto, parcial. Isso faz parte.Ter o distanciamento para poder considerar as variantes consideráveis é um desafio tremendo, ainda mais nos tempos de hoje onde se cobra uma postura quase que instantânea sobre os fatos.

Devemos ter cuidado em não aceitar tão rapidamente aquela versão da história como A verdade, acredito que se conseguirmos apenas “deixar espaço” para outras versões já estaremos ganhando.

A escritora nigeriana Chimamanda Adichie teve uma educação de alto padrão, ainda cedo começou cedo a ler e escrever, tem formação universitária, é filha de pai professor e mãe administradora e de uma forma muito elegante e consciente nos alerta sobre os riscos de uma história única.


Hoje vejo o quanto as pessoas aceitam a verdade que bomba nas timelines da vida sem se darem ao trabalho da reflexão. O perigo do controle do pensamento coletivo está mais forte que nunca, e o que é pior, disfarçado de uma definitiva liberdade e

Highlights:
É assim que se cria uma história única: mostre um povo como uma coisa, como somente uma coisa, repetidamente, e será o que eles se tornarão

“A história única cria estereótipos, e o problema com estereótipos não é que eles sejam mentira, mas que eles sejam incompletos. Eles fazem uma história tornar-se a única história. A história única rouba das pessoas sua dignidade. Faz o reconhecimento de nossa humanidade compartilhada difícil. Enfatiza como nós somos diferentes ao invés de como somos semelhantes”

Namaste

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s