O Poder da Empatia :: Ei cara, eu sei como você se sente!

Quando conseguimos ter a capacidade de nos identificar com a situação que uma outra pessoa está passando, isso é a chamada empatia.

Empatia é um laço de conexão, já a simpatia, impulsiona a desconexão.

Como assim?

Perceber o ponto de vista da outra pessoa, não julgar e reconhecer seus sentimentos é um comportamento onde nos colocamos na pele da outra pessoa sem sair da nossa. Empatia é sentir se o outro.

Simpatia é quando se busca colocar uma áurea de boas intenções ou tentar ver o lado positivo da coisa, mesmo que para isso se ignore todo o processo pelo qual a pessoa está passando. É quase como “mascarar” a situação. Isso é muito comum em momentos e conversas difíceis e é tudo o que os “simpáticos” querem, tentar deixar as coisas melhores.

Simpatia: “Uou, tá mal né? Quer um sanduíche?” (ou Quer ir pro bar?)

Empatia: “Ei amigo, calma, eu sei como é, você não está sozinho.”

Empatia é uma escolha. Uma escolha em se colocar em uma situação vulnerável, porque para conectar com a experiência do outro, a gente tem que conectar com aquela experiência em nós, para tentar entender os sentimentos que estão assolando a outra pessoa.
Às vezes tudo que a pessoa precisa é: “Olha, eu não sei o que te dizer agora mas estou feliz que você tenha me contado”

Por que na verdade raramente uma resposta faz a gente sentir melhor. O que faz a a gente se sentir melhor é quando nos conectamos e sentimos que não estamos sós.


Compartilhe.

Deixe um comentário