1. Exílio
(x = z) s.m.(o)
1. Expulsão ou mudança forçada de uma pessoa de seu país, por decreto de autoridade, como pena ou castigo.
2. Abandono de seu próprio país voluntariamente, por inconformismo político; ausência auto imposta de seu próprio país.
3. Período que dura essa expulsão ou ausência.
4. Lugar para onde se retira o exilado.
5. Afastamento ou ausência de um meio, em virtude de alguma decpção causada por ele.
*
*
Existe a hora de estar completamente dentro, entregue , no deleite e exite a hora do fora, do respiro, do nosso tema do QS da semana – o exílio. É comum pensarmos nestes polos da imersão e do distanciamento.
Isso é uma máxima da vida. É o pulso. A sístole e a diástole. Contração e expansão.Dentro e fora.
Muitas vezes temos que ir mais do normalmente vamos. Mais pra dentro e mais pra fora.
*
*
Pra sonorizar este tema escolhi dois seres que aproveitaram absurdamente o exílio, que se tornou um momento decisivo para a obra destes dois caras fodas – hoje podem não ser unânimes mas em todo o período setentista, foram “foda pra caralho” – eles são mais conhecidos que cachaça com limão. Mas como toda boa caipirinha existem etapas do preparo que são desconsiderados por boa parte dos apreciadores.
Caetano e Gil, no pós-tropicalismo-libertário foram “convidados” a abandonarem o Brasil e seguiram para Londres. Logo Londres.
*
*
Lá, um gravou “Gilberto Gil 1971” e ou outro “Caetano Veloso 1971” – conhecido como London, London e também o mítico “Transa”.
Muitas vezes temos apenas que ir.Assim mesmo.

One Pingback