Verão e praia, um caso de amor!
Mas o que pouca gente sabe é que essa paixão está desenvolvendo um Transtorno. É isso mesmo.
Conheça o T.O.P – Transtorno Obsessivo por Praia
“Somos obcecados por praia.
Das grandes as pequenas.
Das de tombo as de nudismo.
Mas se tem uma coisa que tira a gente do sério é praia zuada.
Uma pontinha de bituca enterrada na areia sequer, já deixa a gente transtornado.
Qualquer coisa boiando no mar que não seja alga ou água viva, é taquicardia na certa.
Se a gente pudesse estalar os dedos para as praias voltarem a ser como antes, tlec.
Porque temos transtorno obsessivo por praia.
E somos obcecados por isso.”
Seis embaixadores foram eleitos através de um processo seletivo, que levou em consideração o engajamento deles junto ao litoral brasileiro. Santos, Rio de Janeiro, Fortaleza (Praia de Iparaná), Paraná (Praia de Guaratuba) e Espírito Santo (Vila Velha) serão as primeiras praias contempladas. A partir de dezembro os locais, que já contavam com a atuação dessas pessoas, terão ações ainda mais direcionadas, especialmente de limpeza, sempre com assistência especializada.
Os Embaixadores:
Silvia Turra Grechinski
É fundadora da ONG Parceiros do Mar, que tem como principal atividade retirar perigos submersos no fundo do mar do litoral do Paraná. Fundou a ONG após o falecimento da irmã, que enroscou-se em uma rede de pesca clandestina enquanto surfava.
Dudu Lima Filho
Biólogo, surfista e mergulhador, já realizou diversas ações sustentáveis nas praias Reserva, Recreio e Grumari, mesmo sem verba e sem ligação alguma à ONG ou entidade. Entre as iniciativas realizadas, está a retirada de microlixo da areia e fundo do mar, inclusive de regiões de naufrágio. Atuará pelo projeto nas três praias cariocas.
Thomas Scott
É designer de produto, cria e materializa produtos sustentáveis no Rio de Janeiro. Oferece a surfistas pranchas com impacto ambiental reduzido.
William Rodriguez Schepis
Fundador do Instituto Ecofaxina, em Santos (SP), que atua na limpeza da fonte de lixo em comunidades e manguezais. Também realiza um trabalho na região que incentiva jovens a catar resíduos e reverter em renda.
Petrus Lopes
Ele é engenheiro ambiental e desenvolveu um projeto em Vila Velha (ES) que tem como missão mostrar que é possível a transformação dos ecossistemas de forma planejada e sustentável tornando a existência humana compatível com toda da biosfera, a partir da conscientização.
Juaci Araújo
Transformou um grupo de estudos da universidade na ONG Aquasis, na praia de Iparana, Fortaleza (CE), que tem como principal missão a limpeza das praias e a transformação de resíduos em arte.
Desse transtorno não queremos tratamento!
ParabénsSkol – vida longa ao projeto.
Deixe um comentário