Água engarrafada? :: Que nada, aqui é torneiral e filtro de barro!

Nossa antiga amiga a “água torneiral” quer dominar o mundo!

A história da água engarrafada vem sendo conhecida como “a maior mentira da indústria”, você sabia?

No dia 4 de março de 2014 a cidade de São Francisco nos Estados Unidos se tornou a primeira cidade a proibir a venda de água engarrafada em propriedade pública. O objetivo dessa ação chamada “Global Tap” é a de produzir “lixo zero” até 2020, assim as pessoas são estimuladas a levar a sua própria garrafa de água e encher nos pontos de água espalhados pela cidade.
De graça!


Mas pra quê tudo isso?

A Annie Leonard vai te explicar tudinho e aposto que você vai pensar duas vezes antes de comprar uma garrafa de água no mercado.
E só pra lembrar, o nosso querido e brasileiríssimo filtro de barro foi considerado o melhor filtro de água do mundo.

Ative a legenda em português.

“A proposta de Annie, com este vídeo de oito minutos, é de estimular o consumo de água da torneira. Seu argumento baseia-se em pesquisas científicas que comprovaram que a água de garrafa muitas vezes tem menor qualidade do que a filtrada; testes de opinião pública mostram a água tratada como de “gosto mais puro” que a mineral; água armazenada em garrafas plásticas podem custar até 2 mil vezes mais que a água de torneira. Annie defende que a água é um bem de todos e não deveria ser comercializada. “O que eles vão vender depois, ar?”, ela se pergunta.

Dentre outros problemas com relação à água engarrafada está o lixo gerado pelo plástico das embalagens, já que 80% destas garrafas não são recicladas e acabam parando em lixões de países subdesenvolvidos. Só nos Estados Unidos mais de 500 milhões de garrafas de água são consumidas toda semana, o que permitiria dar mais de 5 voltas em torno do nosso planeta.

A ativista finaliza o vídeo dizendo que a solução é cobrar de políticos e órgãos públicos mais investimentos de infraestrutura para o tratamento da água e prevenção da poluição de rios e lagos, que segundo ela são poluídos pelas próprias indústrias que fabricam as águas engarrafadas.”

via Pindorama
Hoje ainda saiu essa matéria no Estadão “A conta chega depois” sobre garrafas plásticas e o BPA (Bisfenol A).

E tem muita gente no mundo que nem água potável tem. Conheça o projeto Waves For Water que ditribui sistemas de purificação de água em vário lugares do mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s