Nossa antiga amiga a “água torneiral” quer dominar o mundo!
A história da água engarrafada vem sendo conhecida como “a maior mentira da indústria”, você sabia?
No dia 4 de março de 2014 a cidade de São Francisco nos Estados Unidos se tornou a primeira cidade a proibir a venda de água engarrafada em propriedade pública. O objetivo dessa ação chamada “Global Tap” é a de produzir “lixo zero” até 2020, assim as pessoas são estimuladas a levar a sua própria garrafa de água e encher nos pontos de água espalhados pela cidade.
De graça!
Mas pra quê tudo isso?
A Annie Leonard vai te explicar tudinho e aposto que você vai pensar duas vezes antes de comprar uma garrafa de água no mercado.
E só pra lembrar, o nosso querido e brasileiríssimo filtro de barro foi considerado o melhor filtro de água do mundo.
“A proposta de Annie, com este vídeo de oito minutos, é de estimular o consumo de água da torneira. Seu argumento baseia-se em pesquisas científicas que comprovaram que a água de garrafa muitas vezes tem menor qualidade do que a filtrada; testes de opinião pública mostram a água tratada como de “gosto mais puro” que a mineral; água armazenada em garrafas plásticas podem custar até 2 mil vezes mais que a água de torneira. Annie defende que a água é um bem de todos e não deveria ser comercializada. “O que eles vão vender depois, ar?”, ela se pergunta.
Dentre outros problemas com relação à água engarrafada está o lixo gerado pelo plástico das embalagens, já que 80% destas garrafas não são recicladas e acabam parando em lixões de países subdesenvolvidos. Só nos Estados Unidos mais de 500 milhões de garrafas de água são consumidas toda semana, o que permitiria dar mais de 5 voltas em torno do nosso planeta.
A ativista finaliza o vídeo dizendo que a solução é cobrar de políticos e órgãos públicos mais investimentos de infraestrutura para o tratamento da água e prevenção da poluição de rios e lagos, que segundo ela são poluídos pelas próprias indústrias que fabricam as águas engarrafadas.”
via Pindorama
Hoje ainda saiu essa matéria no Estadão “A conta chega depois” sobre garrafas plásticas e o BPA (Bisfenol A).
E tem muita gente no mundo que nem água potável tem. Conheça o projeto Waves For Water que ditribui sistemas de purificação de água em vário lugares do mundo.
Deixe um comentário